Prefeitura Municipal de Bela Vista de Minas

Você sabia?
Imprimir Email

Institucional

História

por Comunicação

23/04/2009 10:00

Embora sem denominação de época, que seria a da consequente fundação do núcleo, sabe-se terem sido Belmiro Ferreira, Ricardo Rancheiro, e José Modesto de Ávila os primeiros proprietários rurais do lugar. A propriedade de José Modesto ficava nos limites com o Distrito de João Monlevade, passando junto a ela um córrego denominado Onça. À sua margem formou-se um aglomerado com o mesmo nome.

Alguns fatores influenciaram para a conquista rápida das terras do município, além da fertilidade marcante das mesmas. Inicialmente a escolha do local para se construir a capela, erguida em ponto bem elevado de onde se descortinava bela a agradável vista, dedicada a São Sebastião. Em face disso a povoação passou a denomina-se São Sebastião da Bela Vista. Outra razão do crescimento local foi a implantação da Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira em João Monlevade, distante apenas 5 km do povoado. Os proprietários rurais abriram loteamentos e, fazendas como a de José Modesto de Ávila, se transformaram em ruas, praças e avenidas. Desenvolveu-se a comunidade tendo nas atividades comerciais e agropecuárias suas maiores fontes de renda.

São Sebastião da Bela Vista era o nome anterior oriundo do nome do Padroeiro e do local onde se edificou o povoado. Quando da criação do município, em 1962, o topônimo foi alterado para Bela Vista de Minas, conservando-se as origens iniciais do nome.

O município de Bela Vista de Minas foi criado pela Lei nº 2764, de 30 de dezembro de 1962 e desmembrado do município de Nova Era.

Em 29 de abril de 1964, foi oficialmente declarada a emancipação política de Bela Vista de Minas.

 


Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página